Pequenos empreendedores têm até o fim do mês para se reenquadrar no Simples Nacional

15 de janeiro de 2025
Gazeta Digital

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) orienta sobre a aproximação do prazo final para enquadramento ao Simples Nacional. Os Microempreendedores Individuais (MEIs), as Microempresas (MEs) e as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) têm até o dia 31 de janeiro para regularizar a situação e garantir os benefícios desse regime tributário simplificado.

O Simples Nacional é um regime tributário que unifica o pagamento de diversos impostos em uma única guia para facilitar a vida dos pequenos empresários e reduzir a carga tributária. A analista de Negócios do Sebrae/MT, Liliane Ramos, ressalta que, por meio do site do Simples Nacional, é possível consultar se a empresa foi excluída ou não e verificar possíveis pendências.

“Os empreendedores devem verificar se há pendências fiscais ou cadastrais que possam impedir o reenquadramento. Regularizar essas pendências é fundamental para evitar a exclusão do regime”, explica.

Para as empresas que foram excluídas do Simples Nacional devido a débitos, ainda há a possibilidade de regularização e reenquadramento. “É possível parcelar os débitos e solicitar a reinclusão no regime. O importante é não perder o prazo e garantir que todas as pendências sejam resolvidas”, destaca.

A analista reforça que as empresas que não regularizarem a situação até o prazo final serão excluídas do Simples Nacional, o que pode resultar em uma carga tributária mais alta e maior complexidade na gestão dos impostos. “A exclusão do regime pode trazer sérios prejuízos financeiros e administrativos para os pequenos negócios. Por isso, é crucial que os empreendedores estejam atentos aos prazos e obrigações”, ressalta.

Segundo a Receita Federal, dos 1.876.334 contribuintes de todo o país que receberam os Termos de Exclusão enviados entre os dias 30/09/2024 e 04/10/2024, aproximadamente 1,5 milhão não regularizaram a situação e foram excluídos do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro deste ano. Os contribuintes que estão no Simples Nacional e não foram excluídos seguem automaticamente no sistema.

O Sebrae/MT oferece atendimento gratuito para que os empreendedores possam verificar a situação cadastral e receber orientações sobre o Simples Nacional. Os interessados podem procurar as agências e unidades do Sebrae/MT, os Centros de Atendimento Empresarial (CAEs) e as Salas do Empreendedor espalhados pelo estado com um documento oficial com foto e o acesso à conta Gov.br.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Avenida Francisco Albizu, 223, salas 22/23/24 - Bairro Bacacheri

Curitiba-PR - CEP: 82.600-400

Contato

(41) 3257-2612
(41) 3027-3938

Whatsapp

(41) 99225-0107

Sitecontabil © 2020 - 2025 | Todos os direitos reservados